Congresso de Educação tem início com homenagem aos professores aposentados

A noite contou também com palestra e abordagem de temas educacionais

Quarta, 07 de fevereiro de 2024.
Fotos: Maria Eduarda Militão

Uma noite regada com relatos de gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pelos professores aposentados da rede municipal de ensino deu início ao Congresso Municipal de Educação de Riachão do Jacuípe na noite desta terça-feira, 06 de fevereiro, na Creche Municipal de Educação Infantil – CEMEI.

A noite começou com credenciamento dos participantes, ao som de voz e violão e em seguida com abertura e homenagem aos professores recém aposentados.

“A aposentadoria incentivada vai dar a vocês o mínimo de reconhecimento possível diante do que vocês merecem. Vocês são merecedores e merecedoras de todo o reconhecimento por parte da municipalidade", disse o prefeito Carlos Matos, se dirigindo aos 25 professores aposentados.

A professora aposentada, Rose Mascarenhas, agradeceu. “Sempre dizia aos meus colegas: estou aguardando que um prefeito faça algo que nos motive à aposentadoria, e este momento chegou com você, Carlinhos. Não só eu, mas toda a minha família ficou feliz pela forma como eu sair da sala de aula, com reconhecimento e gratidão”.

Ela se referiu ao incentivo através de Programa criado pela atual gestão à aposentadoria, com zero perdas nos direitos dos aposentados. O evento contou ainda com a palestra do psicólogo, músico e educador, Valney José. Ele apresentou aos professores o “Diálogo Musicado” abordando o tema do evento “A Indissociabilidade do cuidar e educar”.

“Agradeço a secretária Alessandra pelo convite, e aos educadores e educadoras de Riachão por toda afetividade e carinho que me recepcionaram. Falar de cuidado aqui em Riachão foi bem fácil, sentir o clima de acolhimento em que vivem. Além da valorização por parte da gestão, a gratidão de todos os profissionais é visível, isso faz toda a diferença no processo educar e cuidar”.

O palestrante proporcionou conhecimento intercalado por músicas conhecidas do público, mesclado com bom humor, arte e muita poesia.

“Foi um tema muito proveitoso para este momento que vivemos, de muitas atribuições e exigências da vida moderna, o palestrante deixou grandes lições e reflexões”, disse a professora, Cleidiane Carneiro.

Para a Secretária Alessandra Oliveira o momento é de consciência tranquila e do dever quase cumprido, já que a noite desta quarta, ainda promete. “Tenho certeza que se hoje foi bom, amanhã será ainda melhor. Teremos nesta quarta, dois grandes profissionais, Jeová Lacerda e Jordan Campos, ambos, com certeza, darão com muita competência continuidade ao nosso tema. Tema este que sondamos com os professores da rede e tivemos o retorno do que eles desejavam que foi a saúde mental dos profissionais da educação, lembrou a secretária.

Na quinta e sexta-feira, 08 e 09, a Secretaria de Educação segue com os trabalhos de Jornada Pedagógica para organizar o ano letivo nas escolas.

Quarta, 07 de fevereiro de 2024.