Conselheiros Tutelares são empossados em Riachão do Jacuípe

A solenidade de posse foi realizada na Câmara de Vereadores

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Quinta, 11 de janeiro de 2024.
Fotos: Anderson dos Santos

Os cinco conselheiros tutelares que atuarão no quadriênio 2024-2028 em Riachão do Jacuípe foram empossados na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro. A solenidade de posse foi realizada na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades, os novos conselheiros e suas famílias.

A missão principal dos conselheiros é garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes do município, atuando em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Cidadania e Justiça. Foram empossados Ingridy Thais, Rafael de Zé de Nieta, Gleide, Pedagoga Jai e Marivone.

Os conselheiros foram votados e os cinco primeiros colocados foram eleitos para a gestão. A mais votada do pleito, Ingridy Thais, revelou estar preparada para a missão. “Estarei aqui com responsabilidade, ética e empatia, para colocar em prática tudo que aprendi com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e dar o melhor de mim”.

O vice prefeito, Felipe Sales, foi o responsável por empossar e diplomar os conselheiros, representando o prefeito Carlos Matos que precisou se ausentar por questões médicas. “O trabalho que vocês fazem requer muita dedicação e nossa gestão tratou de valorizar todos vocês reajustando o valor das suas remunerações”, lembrou Felipe Sales. O Governo Municipal enviou para Câmara o projeto de reajuste dos salários dos conselheiros tutelares, projeto que foi aprovado e já sancionado.

A solenidade contou também com a presença do Desembargador Federal do TRF 1ª Região, Carlos Brandão. “O papel de vocês é dar referências as crianças e adolescentes. Devemos ser referências. É disso que as crianças e adolescentes precisam”, motivou.

A nova secretária de Desenvolvimento Social, Jane Paula, garantiu aos conselheiros todo apoio do Governo Municipal. “Sabemos da importância do Conselho Tutelar. Estarei disposta em fazer e apoiar tudo que os conselheiros e a nossa sociedade precisar”.

Também participaram da solenidade a secretária de Educação, Alessandra Oliveira; o secretário de Administração e Planejamento, Mauricio Oliveira; e os vereadores Raimundo Falconery, Valdinei Pereira, Leandro Magno e Célio Brito.

Quinta, 11 de janeiro de 2024.